Arquivo Público de Muriaé está com Mostra de Documentos Históricos aberta para visitantes

A IIª Mostra de Documentos Históricos, que tem como tema “Resgatando Nossa História (1869 a 1954)”, está aberta para visitação até 15 de agosto, no Paço Municipal, localizado na Praça Coronel Pacheco de Medeiros (antiga Prefeitura). Os horários para visitação são entre 8h e 11h30 e 13h e 17h.  O evento da Prefeitura, realizado por meio da Fundarte, disponibiliza vários documentos importantes para pesquisadores e curiosos aprenderem sobre a formação política e cultural de Muriaé e localidades vizinhas, levando os muriaeenses a conhecerem um pouco mais sobre a história do município.

A Mostra faz parte da 2ª Semana Nacional de Arquivo, uma realização do Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. “Selecionamos documentos inéditos. Pela primeira vez eles estão sendo colocados à mostra para conhecimento e acesso dos muriaeenses e demais visitantes. É a cultura que diz o que cada lugar é. Por isso, torna-se importante visitar e conhecer um pouco mais da cultura de Muriaé, para formar um pensamento sobre o início da história”, explicou a gestora do Arquivo Histórico de Muriaé, Liliana de Souza.

A exposição está composta por documentos como escrituras, atas de reuniões da Câmara de Vereadores e outros escritos oficiais que relembram a emancipação político-administrativa da cidade. “É sempre importante saber um pouco mais sobre como chegamos até aqui. Para tanto, estamos abrindo o arquivo público para pesquisas e conhecimento. Nosso objetivo é promover novas experiências e mais aprendizado para os muriaeenses”, declarou o prefeito Grego