Cartão do SUS se torna obrigatório em unidades de saúde


Muriaeenses que desejarem qualquer tipo de procedimento nas Unidades de Saúde de Muriaé (postos e policlínicas) devem ter o cartão do SUS em mãos. Os atendentes dos postos precisam ter o número do documento para realizar o registro de atendimento em documentação a ser enviada ao Governo Federal. Com formulários preenchidos e enviados para o Sistema Único de Saúde, os recursos chegam de forma correta para ao município. Desta forma, a Prefeitura recebe os repasses para comprar os materiais necessários e manter o bom funcionamento da Saúde na cidade.

As pessoas que ainda não possuem o cartão do SUS podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Vereador Messias Soares, bairro Santo Antônio (antiga Amil), com a identidade em mãos e solicitar o documento. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Paulo César Oliveira, também é possível fazer o cadastramento pelo computador ou smartphone. “Através da internet do celular, basta abaixar o aplicativo “E + Saúde” e fazer o registro dos documentos, para que, automaticamente, o cartão seja disponibilizado”, explicou.

As UBS’s já estão exigindo o cartão do SUS para realizar consultas, medição de pressão, curativos entre outros. Vale lembrar que o documento pode ser apresentado dentro do próprio celular. “Não poderemos mais atender sem o documento em mãos, pois precisamos prestar conta dos nossos serviços para que recebamos as verbas de forma adequada”, explicou o secretário Adjunto de Saúde, Wescley de Souza.

 COMO PEDIR O CARTÃO:

  1. Internet do celular
  2. Procurar play store entre os aplicativos do celular e clicar
  3. Clicar na lupa e pedir: E + Saúde
  4. Preencher formulário com documentos e endereço
  5. O cartão será disponibilizado
  6. A pessoa pode salvar o cartão gerado pelo programa no próprio celular ou pedir para imprimir na Secretaria de Saúde, localizada no bairro Santo Antônio
  7. Também poderão imprimir por conta própria
  8. Caso ache necessário, plastifique.