Castramóvel está atendendo centenas de cães e gatos em Muriaé

Mutirão de Castração de Animais começou nesta terça e prossegue até sexta-feira na Praça João Pinheiro

O castramóvel, veículo adaptado para esterilizar cães e gatos, está realizando cirurgias em Muriaé. A segunda edição do Mutirão de Castração de Animais começou nesta terça (14) e prossegue até sexta-feira (17) na cidade. A estrutura está montada na Praça João Pinheiro, Centro, em frente ao antigo Centro de Especialidades.

A iniciativa é fundamental para evitar gravidez indesejada e prevenir problemas de saúde, além de reduzir o abandono de animais nas ruas da cidade. Com mais este Mutirão, a Prefeitura pretende zerar a fila de castração de cães e gatos, tanto de machos quanto de fêmeas.

“Agradeço e parabenizo a todos que estão colaborando com esta ação de respeito à saúde pública em nosso município. A presença maciça dos muriaeenses é a grande prova de que a causa animal é uma causa importante, tanto do ponto de vista do afeto quanto para a saúde pública. Estaremos sempre atentos à proteção dos animais em nossa cidade”, destaca o prefeito Grego, anunciando que outras edições acontecerão ao longo do ano.

O Mutirão é uma ação da Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Vigilância Ambiental, em parceria com a ONG Ajuda Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais, através de recursos viabilizados por emenda parlamentar.

Nesta semana, estão sendo atendidos cerca de 200 cães e gatos que estavam na fila de espera e cujos donos fizeram cadastro prévio na Secretaria Municipal de Saúde. As cirurgias estão sendo realizadas das 7h às 17h.

A diretora de Vigilância Ambiental, Carla Morcerf, explica que será feito um cadastro reserva para este Mutirão, no caso de haver alguma desistência e que também será utilizada nas próximas edições do projeto.

Maria José Monteiro, moradora do Dornelas, levou a cadela Vivi para ser castrada. Ela disse que diz que o Mutirão é importante para a saúde dos animais. “Com recursos próprios, muitas pessoas não teriam como arcar com este ato de amor pelos seus animais, por isso esse Mutirão gratuito é de suma importância. E nós buscamos pelo bem-estar do nosso pet, para que ele tenha melhor qualidade de vida”, conta.

Durante o Mutirão, ainda estão acontecendo no local a Feira de Adoção de Animais e um bazar.

Aquisição de castramóvel – Muriaé terá um castramóvel próprio para atender a cidade e distritos. O veículo já foi adquirido e tem previsão de ser entregue ainda em fevereiro.

Com a estrutura, a Secretaria Municipal de Saúde poderá realizar periodicamente a cirurgia de esterilização de cães e gatos conforme demanda, acabando, assim, com a fila de espera, além de facilitar o acesso para a esterilização de animais.

Veja mais fotos do Mutirão de Castração de Animais: