Diagnóstico para atualização do Plano Diretor já está disponível para consulta


A atualização do Plano Diretor Participativo de Muriaé (PDPM) caminha para ter mais uma etapa concluída. O trabalho é coordenado pela Prefeitura e desenvolvido pela empresa Geo Brasilis, que entregou na última semana o Diagnóstico Técnico e Comunitário elaborado a partir de atividades em campo realizadas no fim de junho. A apresentação oficial do documento, que já está disponível para consulta, será na audiência pública que acontece em 8 de outubro, no auditório do Senai.

O diagnóstico conta com 419 páginas e inclui análises minuciosas sobre as características do município. Ao todo, são detalhados seis aspectos – regionais, físico-ambientais, socioeconômicos, territoriais, infraestrutura de serviços públicos e institucionais.

Já o tópico “Leitura Comunitária” traz informações sobre as reuniões realizadas durante a visita técnica que a equipe da Geo Brasilis fez à cidade em junho. As sessões incluíram debates com membros do Conselho Municipal de Planejamento, vereadores e com engenheiros e arquitetos de Muriaé, além das oficinas participativas ocorridas na cidade e nos distritos. Nesses encontros, os próprios moradores puderam expor suas visões sobre os pontos positivos e negativos de cada local, apresentando alternativas e sugestões de melhorias.

Na audiência pública de apresentação do diagnóstico, todos os participantes terão a oportunidade de apresentar suas ideias para a elaboração da versão final do documento. Vale lembrar que, em novembro, antes do envio para aprovação na Câmara, será agendada uma nova reunião popular para discussão das propostas que irão integrar o Plano Diretor.

Plano Diretor Participativo de Muriaé
Audiência pública para apresentação do diagnóstico
Data: 8 de outubro
Horário: 18h30
Local: Auditório do Senai