Doses de vacina contra gripe serão liberadas para população a partir de segunda-feira


Até esta sexta-feira (7), apenas os grupos prioritários podiam tomar a dose; imunização ficará disponível até acabarem os estoques

A partir desta segunda-feira (10), a população pode se vacinar contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Muriaé. Até esta sexta-feira (7), a dose era destinada apenas aos grupos prioritários. A imunização só ficará disponível até acabarem os estoques.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, caso as doses acabem, não haverá reposição, uma vez que a imunização gratuita é voltada aos grupos de risco e o número de vacinas disponibilizadas é calculado para atender a essa parcela da população.

Balanço parcial da campanha aponta que a cobertura vacinal de Muriaé até quarta-feira é de 84,12%, o que corresponde a 24.634 doses aplicadas – a meta exigida pelo Ministério da Saúde é de 90%. Porém, este número tende a aumentar, haja vista que ainda há dados a serem lançados no sistema.

Durante a semana também está sendo feita uma intensificação da campanha em Muriaé. Por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde estão vacinando crianças nas escolas, mediante autorização dos pais.

Os dados oficiais, com o balanço geral da vacinação na cidade, serão divulgados na próxima segunda-feira.

Confira a cobertura vacinal detalhada até quarta-feira:
– Puérperas: 106%
– Trabalhadores de saúde: 97%
– Crianças: 67%
– Pessoas com doenças crônicas: 91%
– Gestantes: 80%
– Professores: 84%