Grupo de tabagismo é aberto na UBS Marambaia


Iniciativa nas unidades de saúde ajuda fumantes a deixar o vício

Parar de fumar não é uma tarefa fácil. Para auxiliar os fumantes a deixar o vício, a Prefeitura de Muriaé oferece diversos grupos de apoio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Mais um desses grupos foi aberto na UBS Marambaia recentemente e os encontros já estão acontecendo.

As reuniões são realizadas as terças-feiras, às 8h. Todo o trabalho é feito com uma equipe multidisciplinar – antes de ser incluído no grupo, o paciente passa por consultas médicas, sessões com psicólogo e atendimento com enfermeiros.

O programa de tabagismo tem duração de quatro meses e é composto por orientações e medicação. Durante os encontros são ministradas palestras apontando os malefícios do cigarro, a importância de se ter qualidade de vida e os benefícios para o corpo ao deixar de fumar.

Além do grupo na UBS Marambaia, o programa também está funcionando também nas UBS’s Planalto e São Cristóvão. Neste ano, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizarão um grupo de tabagismo.

Os interessados em participar do projeto devem procurar o Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Vereador José Messias, 65, Santo Antônio – prédio da antiga Amiu (falar com Karina ou Kelly), ou a UBS mais próxima de sua residência para se cadastrar. A partir daí, quando começar novo grupo, a pessoa é encaminhada para a unidade onde serão realizados os encontros.