Investimentos dão fim à histórica falta de água no Primavera


Nova elevatória foi construída e outro reservatório de 100 mil litros foi instalado

Quem conhece a história do bairro Primavera e adjacências sabe que os moradores sofreram com a falta de água por muitos anos. Mas graças a investimentos do Programa Mais Água, desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé por meio do Demsur, essa realidade é coisa do passado. As melhorias que possibilitaram essa conquista estão na lista das ações oficialmente inauguradas nas últimas semanas.

O programa é mantido com recursos próprios da autarquia e já promoveu uma transformação no sistema de abastecimento de água do município, que teve sua capacidade de ampliada em ao menos 30%.

Para resolver o problema de falta de água no  Primavera, o Demsur construiu uma nova e moderna estação elevatória, equipada com duas bombas, e novos quadros de comando. A estrutura substituiu a antiga “casa de bomba”, onde apenas uma única e velha bomba operava, com capacidade muito abaixo do necessário para atender a população.

Também foi implantada uma nova rede para levar água até o complexo de reservatórios do bairro, que ganhou um novo tanque metálico de 100 mil litros, aumentando em mais de 60% a capacidade de reservação de água. A área foi revitalizada e tem recebido manutenção periodicamente.

Mais Água – Desenvolvido com recursos próprios do Demsur, o programa envolve expressivos investimentos em toda estrutura de abastecimento do município, incluindo captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água.

Entre os avanços, estão os reservatórios. Até o momento, já são 26 novas unidades instaladas e 19 tanques antigos reformados.

Outro destaque é a implantação do monitoramento operacional remoto, que permite o acompanhamento em tempo integral do funcionamento de todo o sistema de abastecimento, incluindo distritos e comunidades.

Veja mais fotos: