Meio ambiente e saúde são discutidos durante conferência municipal

Evento realizado na última semana contou com quatro palestras de profissionais das áreas

A relação direta entre o meio ambiente e a saúde dos seres humanos foi foco de um ciclo de quatro palestras que integraram a 7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saúde. O evento foi realizado na última quinta e sexta-feira (6 e 7), pela Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.

O evento aconteceu no auditório do CD Moda, localizado nas dependências da unidade do Senai, e contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, sistema FIEMG e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

Marcando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a conferência contou com as presenças do secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Jorge Feres, do secretário adjunto de Obras Públicas, Nilo Campos, além de estudantes das áreas de Biologia e curso Técnico em Meio Ambiente, bem como representantes da sociedade civil.

A primeira palestra do evento abordou o tema “Reciclagem no combate à transmissão de doenças”, a qual foi ministrada pela analista ambiental, diretora de setor de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf. Na sequência, a acadêmica do 7º Período do curso de Biomedicina do Unifaminas, Laís Gonçalves Parvan, palestrou sobre o tema “Energia e meio ambiente”.

A segunda noite começou com palestra do engenheiro civil sanitarista Claudio Cansado, do CREA-MG, que abordou sobre “Planejamento urbano como ferramenta de saúde pública”. A conferência foi concluída pelo engenheiro Agrícola e Ambiental Lucas Dutra de Melo, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, que discorreu sobre “Produção ambiental na produção de alimentos mais saudáveis”.