Muriaé recebe mais doses de vacina contra covid-19; segunda etapa começa nesta terça


Muriaé recebeu nesta segunda-feira (1) mais 4.003 doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, 2.672 unidades da Coronavac serão aplicadas em pessoas que já receberam a dose inicial do imunizante na primeira etapa da campanha de vacinação.

As outras 1.331 vacinas recebidas dividem-se entre 1.080 da Oxford / Astrazeneca e outras 251 da Coronavac. Estas doses serão utilizadas para começar, a partir desta terça-feira, a segunda etapa de vacinação em Muriaé.

Nesta nova etapa, serão imunizados os profissionais atuantes em laboratórios, farmácias (somente os que trabalham diretamente com a coleta de material para exame de covid-19) e clínicas particulares.

Importante: nesta remessa, os frascos de vacinas que foram enviados são de 10 doses cada, e não de dose única como havia sido na primeira etapa. Assim, para evitar o desperdício de vacinas, as aplicações serao feitas somente em grupos de 10 em 10 pessoas por vez, já que os imunizantes não podem voltar para os resfriadores após serem retirados.

Fase final da primeira etapa – Das 2.672 doses de Coronavac que foram recebidas em 20 de janeiro, restam apenas 37 para serem aplicadas.

Ou seja: 98,6% das doses já foram destinadas ao público-alvo da primeira etapa, que inicialmente incluiu idosos asilados e profissionais atuantes na linha de frente da covid-19 e, após o fim deste grupo, se estendeu também para outros profissionais da saúde que estão na ativa em hospitais e UBSs.