Muriaé vence 1ª Copa de Futsal CAPS Abraça RAPS


Competição reuniu pacientes da saúde mental de diversas cidades da região; esporte contribui para tratamento de pacientes

A Saúde Mental de Muriaé foi a campeã da 1ª Copa de Futsal CAPS Abraça RAPS – Somos todos vencedores. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a competição aconteceu na quinta-feira (23), no Ginásio Rodrigão e reuniu pacientes/jogadores de diversos municípios além de Muriaé, como Ubá, São Francisco do Glória, Visconde do Rio Branco, Ervália e Senador Firmino, além do apoio da torcida de Miraí.

Após três rodadas de jogos, a final foi disputada entre Muriaé e Senador Firmino. No tempo normal, o placar ficou em 1 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Na cobrança de penalidades, Muriaé marcou 1 a 0, conquistando o título da competição.

Segundo a referência em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, psicóloga Cintia Muglia, além de uma atividade de lazer, o esporte também é uma aliado da saúde física e mental. “Este evento vem ressaltar a importância da ressocialização dos pacientes a partir da atividade física. O esporte ativa a liberação de endorfina, hormônio que promove o bem-estar. Isso colabora para o tratamento e acompanhamento dos pacientes de saúde mental”, afirma.

A Copa de Futsal CAPS Abraça RAPS marcou o encerramento da Semana da Luta Antimanicomial, evento que contou na última semana com palestras, roda de conversa e exposição de trabalhos artesanais.