Praças São Cristovão, São Paulo e João Pinheiro são revitalizadas


As praças de Muriaé estão recebendo revitalização está semana para estarem adequadas ao lazer de moradores e visitantes do município. Na segunda e terça-feira (11 e 12), as equipes de paisagismo estiveram nas Praças Heitor Vila Lobos, no bairro São Cristóvão, e na Praça São Paulo. Ontem e hoje, quinta-feira e sexta-feira (14 e 15), as atividades foram realizadas na Praça João Pinheiro. Em todas as situações, os espaços foram amplamente restabelecidos, recebendo poda nos arbustos, corte da grama, recolhimento de troncos e folhagens secas, assim como a varrição.

Em formato de rodízio, a Secretaria de Meio Ambiente planeja atender todas as praças da cidade e distritos, assim como aos canteiros de acesso aos bairros. O projeto torna as praças mais limpas e revitalizadas para que crianças, jovens e adultos possam circular em ambiente apropriado ao entretenimento e convívio social.

“Os moradores dos bairros sentem a necessidade de mais lugares de confraternização. As praças são lugares onde as pessoas podem interagir e criar vínculos, gerando maior qualidade de vida e movimentação. Só acho que é preciso que saibamos preservar o local que circulamos diariamente. Hoje vemos tantos arbustos arrancados, bancos quebrados e lixo nas calçadas, que ficamos sem entender este tipo de comportamento”, lembrou a moradora da Rua Doutor Passos, Sandra Caloi.
Cuidar das praças da cidade é uma forma de restabelecer as áreas comuns (espaço freqüentado por todos) do município, demonstrando respeito ao meio ambiente. A importância das praças como um local público utilizado para confraternização de moradores é um costume antigo. Em outros tempos, as cidades eram construídas partindo de um centro de convivência onde eram realizados os encontros populares.