Prefeitura começa a programar ações para Maio Amarelo 2019


Campanha que busca conscientização sobre trânsito terá eventos especiais, blitzes educativas e outras iniciativas, visando redução de acidentes

A campanha Maio Amarelo, que busca promover a conscientização sobre comportamento adequado no trânsito, já está se desenhando para a edição 2019 em Muriaé. As definições sobre as atividades, que serão novamente realizadas pela Prefeitura (através do Demuttran e em parceria com outras secretarias), começaram a acontecer em reunião ocorrida na última segunda-feira (15), no Centro Administrativo.

Neste ano, a campanha tem o mote “No trânsito, o sentido é a vida”. A abertura oficial em Muriaé deve ser em 11 de maio, possivelmente com a realização de evento de lançamento na lagoa da Gávea. No entanto, a programação começará antes, com preparação ainda em abril e primeiras atividades já no início de maio.

“Neste mês de abril, a Prefeitura de Muriaé terá representante no lançamento nacional do Maio Amarelo, que acontece no dia 24, em Vitória (ES). Já nos dias 27 e 28, respectivamente, estaremos com tendas durante os eventos da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, na Praça João Pinheiro, e do Muriaé Bike Fest, no Sesc”, informa o diretor do Demuttran, Ivanin Pimentel.

No mês seguinte, dentre as ações previstas, quatro já possuem datas definidas. Além da abertura no dia 11, também estão programadas a realização da campanha “Que Papelão!” no dia 3 de maio,  além de duas blitzes educativas sobre a chamada Lei Seca. Estas estão agendadas para 6 e 13 de maio, na Praça João Pinheiro.

Outras atividades ainda estão previstas, porém sem data confirmada – dentre elas, uma série de entrevistas sobre trânsito na Rádio Muriaé e campanhas educativas em escolas municipais, além de missa de ação de graças na Matriz São Paulo, em memória das vítimas de acidentes. Outra iniciativa que deverá ser realizada é a iluminação em amarelo de locais marcantes e históricos da cidade ao longo de todo o mês.

O Maio Amarelo é celebrado em 26 nações dos cinco continentes. No Brasil, os números são alarmantes: com cerca de 35 mil mortes no trânsito todos os anos, o país ocupa o quinto lugar do mundo em número de acidentes fatais. Vale lembrar que, em todo o planeta, a imprudência no trânsito é a principal causa da morte de crianças com idade entre zero e sete anos e também de adolescentes entre 15 e 19 anos.

Maio Amarelo Kids – Uma das novidades da campanha de conscientização de trânsito em 2019 é o Maio Amarelo Kids. A iniciativa consiste em aplicativo voltado para crianças e que poderá ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets com sistema Android ou iOS.

O programa estará disponível nas lojas virtuais a partir de primeiro de maio e trará desafios sobre situações de trânsito. Os exercícios serão divididos de acordo com faixa de idade, e os 100 principais pontuadores serão premiados com kits educacionais da Lego. As escolas também poderão aderir ao projeto, com a mesma premiação para as 10 instituições mais bem classificadas no ranking.