Prefeitura premia produtores do Torneio Curraleiro


Edição de 2019 contou com a participação de 13 propriedades rurais da cidade; ação incentiva melhoramento genético do rebanho e aumento da produtividade leiteira

Em uma noite de confraternização, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, premiou os produtores rurais que venceram a 3ª edição do Torneio Leiteiro Curraleiro. Este ano, 13 propriedades de diferentes regiões de Muriaé foram inscritas na competição, que tem o objetivo de incentivar o melhoramento genético do rebanho, o aumento da produtividade leiteira, a troca de experiências e interação entre os criadores.

Parte do Programa “Muriaé Mais Leite”, o Torneio começou em abril e prosseguiu até final de agosto – a última pesagem aconteceu na última quinta-feira (29), na Comunidade Pedra Negra. O encerramento aconteceu na sexta-feira (30), na Churrascaria Serra do Sol. Os vencedores de cada categoria – produtores do programa e convidados – receberam troféus e produtos relacionados à pecuária.

Campeão na categoria Vaca, cujo animal produziu 50,735kg de leite, o produtor Elson Mota (comunidade do Sossego) conta o benefício de participar do projeto. “Sou um entusiasta do Torneio Curraleiro. Esta é uma retribuição que damos ao Programa ‘Muriaé Mais Leite’, que é um grande incentivo para nós, pequenos produtores rurais. Muitos não teriam condições de ter um veterinário dando assistência na fazenda, e é muito importante essa ajuda que a Prefeitura nos dá ao enviar um veterinário de 60 em 60 dias para nos atender”, comenta.

“É uma grande satisfação fazer o encerramento de mais uma edição do Torneio Curraleiro, fechando o evento com chave de ouro. Os produtores vieram com suas famílias participar dessa confraternização, em que se sobressaiu a força do homem do campo e a divulgação do plantel dos produtores e da produção leiteira. Quem ganha com isso são os donos de laticínios, de lojas de medicamentos e de insumos, e principalmente os produtores, que comercializam melhor os animais e melhoram sua produtividade”, finaliza o secretário Municipal de Agricultura, Manoel Carvalho.

“Muriaé Mais Leite” – Criado em 2017, o Programa “Muriaé Mais Leite” oferece, gratuitamente, a cerca de centenas de pequenos criadores de gado leiteiro, visitas periódicas de sete veterinários para esclarecimentos sobre novas formas de aumentar a produtividade.

Classificação do Torneio Curraleiro 2019:
Programa – Categoria Vaca:
1º lugar: Elson Mota (Animal Bianca – 50,735kg de leite)
2º lugar: Mateus Bitencourt (Animal Anastácia – 47,155kg de leite)
3º lugar: José Luís (Animal Saudade – 36,140kg de leite)
4º lugar: Gilson (Animal Madoninha – 33,045kg de leite)
5º lugar: Sebastião Marchese (Animal Granfina – 27,965kg de leite)
6º lugar: José Cunha (Animal Pintura – 19,930kg de leite)

Programa – Categoria Novilha:
1º lugar: Mateus Bitencourt (Animal Baronesa – 42,935kg de leite)
2º lugar: Sebastião Marchese (Animal Vanessa – 32,030kg de leite)
3º lugar: Elson Mota (Animal Isadora – 29,505kg de leite)
4º lugar: José Luís (Animal Mandala – 27,010kg de leite)

Amigos – Categoria Vaca:
1º lugar: Aloísio Rogério (Animal Holanda – 58,190kg de leite)
2º lugar: Paulinho Construtor (Animal Gilmara – 50,775kg de leite)
3º lugar: Anípio Vicente (Animal 842 – 38,545kg de leite)
4º lugar: Cláudio Vieira (Animal Madame – 37,740kg de leite)
5º lugar: Jônatas Paul (Animal Esperança – 29,265kg de leite)

Amigos – Categoria Novilha:
1º lugar: Paulinho Construtor (Animal Bendita – 41,245kg de leite)
2º lugar: Claúdio Vieira (Animal Beldade – 32,028kg de leite)
3º lugar: Anípio Vicente (Animal 1274 – 25,005kg de leite)

Veja mais fotos do evento: