Prefeitura realiza oficina sobre editais de projetos culturais populares


A Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, realizará na próxima segunda-feira (14), às 17h30, no Teatro Zaccaria Marques, uma oficina para quem quiser participar da 6ª Edição do Prêmio Culturas Populares (Edição Selma do Coco). O prazo para as inscrições segue até o dia 13 de junho. O objetivo da oficina é preparar as pessoas para as exigências do edital, deixando-as capacitadas a cumprir o cronograma, além de incentivar os muriaeenses a desenvolverem grupos de artes populares.

A atividade será realizada em Muriaé por meio da parceria com a Representação Regional em Minas Gerais do Ministério da Cultura (MinC). O edital é promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Governo Federal, com o intuito de premiar com R$ 20 mil as 500 iniciativas de culturas populares, grupos ou comunidades, instituições privadas sem fins lucrativos e herdeiros de protagonistas das artes relacionadas ao cordel, quadrilha, maracatu, jongo, bumba meu boi, cortejo de afoxé, entre outros. O 6º Prêmio Culturas Populares vai destinar ao todo R$10 milhões para todos os classificados. Poderão participar também equipes que exaltam as culturas indígenas, ciganas, hip hop, funk e capoeira.

A premiação é a maior desde 2007. “Vamos realizar as oficinas para preparar os grupos de Muriaé para participar. O Ministério vai premiar 200 trabalhos e esperamos que muitos candidatos de nossa cidade se inscrevam e sejam contemplados, pois assim seremos parte deste lindo projeto que apresentará trabalhos de todo o país. Acreditamos que investindo em nossas raízes, estamos mantendo viva a nossa memória”, ressaltou o prefeito Grego.

As inscrições devem ser feitas pelo link: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/, onde os interessados terão acesso ao edital, anexos, inscrições e a um questionário com perguntas frequentes.

Oficina sobre editais de projetos culturais populares
Dia 14: segunda-feira
Local: Teatro Zaccaria Marques
Horário: 17h30