Projeto Lagoa da Gávea está em fase de conclusão

A nova área de lazer e confraternização construída ao redor da Lagoa da Gávea, Parque Vera Moreira, está em fase de conclusão. O local, que abriga uma extensa floresta de mata atlântica, ganhou pistas para caminhada, bancos e uma completa harmonização do ambiente. A Prefeitura está realizando o serviço com recursos advindos das taxas ambientais recolhidas pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), tendo como objetivo principal oferecer uma nova área de convivência para os muriaeenses, incentivando a prática de atividades físicas e o lazer.

A área é tombada como patrimônio ambiental e faz parte da reserva do Horto Florestal de Muriaé. Devido a isto, toda a paisagem verde foi preservada, favorecendo o ambiente natural. “O serviço foi mais demorado porque precisamos retirar a lama do fundo da lagoa e limpar toda a região, para então iniciar a construção um deck com pedras. Por cima deste deck é que fizemos uma laje de transição com acabamentos em ladrilhos hidráulicos. Parte imprescindível para a criação da pista de caminhada”, explicou o secretário de Obras Públicas e Atividades Urbanas. A circunferência da passarela tem 455 metros de comprimento.

O Parque Lagoa da Gávea já está aberto à visitação. A lagoa foi amplamente recuperada e ganhou passeio, bancos, canteiros, jardins e duas quadras de concreto armado para a prática de peteca e futevôlei. Ainda serão instalados os portais (na entrada de cada via de acesso), a academia de saúde (área para exercícios físicos), um parquinho de diversões, assim como os postes com luminárias.