Quinta etapa do Torneio Curraleiro acontece hoje em Boa Família


A quinta etapa da segunda edição do Torneio Leiteiro Curraleiro acontecerá hoje, quinta-feira (14), às 19h, na propriedade de Paulo Sérgio, distrito de Boa Família. O evento é realizado pela Prefeitura com o apoio de 16 produtores que participam do programa “Muriaé Mais Leite”, projeto que incentiva o aumento da produção leiteira. Semanalmente, o evento acontece em uma propriedade rural, onde são realizadas as pesagens do leite, verificando o quanto cada animal produz em cada ordenha. O concurso tem a intenção de reunir os produtores para trocar experiências e incrementar a atividade leiteira na região.

Um dos participantes do Torneio, o proprietário rural especialista na criação da raça Guzerá, Emerson Coura, conta que a confraternização é muito importante para trocarem ideias e experiências. “A raça Guzerá, por exemplo, pode ser utilizada para corte ou para a produção leiteira. Aqui, por exemplo, nós fabricamos vários tipos de queijo e derivados, pois as vacas produzem muito leite”, explicou. A pesagem de leite em cada uma das propriedades participantes acontece todas as quintas-feiras, às 19h. O próximo Torneio acontecerá na região de São João do Glória. “É uma satisfação enorme para nós realizarmos este tipo de confraternização, onde reunimos os produtores e geramos troca de conhecimento e alianças entre eles”, lembrou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho.

Os três pilares de sustentação da produção leiteira hoje são: genética, nutrição e manejo. “Muriaé tem saído à frente de muitos outros municípios de nossa região. Nossos criadores estão realmente valorizando a questão da genética bovina, que é essencial para o aumento da produção de leite. No encerramento do Torneio, entregaremos prêmios para mostrar como ficamos satisfeitos com a participação de todos. Unindo os produtores e os incentivando, vamos construir um novo caminho com mais desenvolvimento e renda para a área rural”, afirmou o prefeito Grego.

Próximas datas do 2º Torneio Curraleiro:

  • 21/06 – Propriedade Rural de Moacir Varela Quintão – São João do Glória
  • 28/06 – Propriedade Rural de Roberto Domingos (Betinho) – Pedra Negra
  • 05/07 – Propriedade Rural de Elson Motta de Paiva – Sossego
  • 12/07 – Propriedade Rural de Jair Soares – Divisório
  • 19/07 – Propriedade Rural José Luis dos Santos – Vermelho
  • 26/07 – Propriedade Rural Irineu Felisberto (Cocão) – Retiro do Campo Formoso
  • 02/08 – Propriedade Rural de Derly Cardoso – Córrego da Lage
  • 09/08 – Propriedade Rural de Fernando Levate – Boa Família
  • 16/08 – Propriedade Rural de Gustavo Marchese – Divisório
  • 23/08 – Propriedade Rural de Paulo Roberto Andrade – Bom Jesus
  • 30/08 – Propriedade Rural de Ocimar Pires (Simarzinho) – Macuco