Restabelecimento da energia e do abastecimento de água marcam segundo dia após vendaval

Prefeitura de Muriaé, Defesa Civil municipal, regional e estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Energisa estão em união de esforços para restabelecer o funcionamento normal da cidade.
Várias frentes de atuação estão em andamento para garantir a toda população toda a assistência necessária.

De acordo com o Prefeito, Dr. Marcos Guarino, “100% da força de trabalho está focada em restabelecer o funcionamento normal da cidade e garantir a assistência necessária a toda população.”

Veja os tópicos:

Energisa – A companhia está com 220 pessoas atuando em Muriaé. A energia começou a ser restabelecida na quarta-feira (5), e os trabalhos focaram proporcionar o máximo possível de fornecimento. Por isso, quando algum ramal, apresentava qualquer problema, ele era isolado. Hoje, os técnicos retornaram aos pontos que apresentaram problemas para resolver as situações específicas.

Importante! A situação da segurança em relação às fiações mudou. Com o restabelecimento da energia, o trabalho de retirada de galhos e telhas precisa ser feito de forma criteriosa e cautelosa para garantir a segurança de todos.

Este serviço só pode ser realizado pelos profissionais da empresa.

Também é importante que as pessoas fiquem longe de telhas, galhos e fios que estejam caídos, para evitar acidentes graves.

Demsur – Está atuando no retorno total do abastecimento de água, na desobstrução das redes de drenagem pluvial e na limpeza das vias.

Todos os bairros da parte baixa, cerca de 70% da cidade, já estão com a situação normalizada.

Para outros bairros que são abastecidos através de pressurizadores, o fornecimento de energia elétrica já está resolvido e água também já começou a ser levada para os reservatórios.

Em relação à limpeza urbana, 120 homens estão mobilizados realizando o trabalho, incluindo servidores do Demsur e das secretarias de Obras e Agricultura, reeducandos sociais da penitenciária, além de colaboradores enviados por diversas prefeituras da região, através de mobilização da Defesa Civil Regional.

As cidades envolvidas são: Carangola, São João Nepomuceno, Dona Euzébia, Leopoldina, Patrocínio do Muriaé, Astolfo Dutra, Cataguases, Laranjal e Miradouro.

A expectativa é que até o final da semana toda a cidade esteja limpa. Vale ressaltar que, com o retorno da energia, a retirada de galhos, telhados, árvores precisa ser feita com cautela, em conjunto com Bombeiros e Energisa para segurança de todos.

O canal de atendimento telefônico do Demsur (115) não está funcionando, mas a população pode encaminhar solicitações através do 3696-3319.

Polícia Militar – trabalha na garantia de segurança para as equipes de trabalho, especialmente à noite; na organização do trânsito; e também na orientação à população em relação ao uso consciente da água e sobre a importância de não realizar ligações de geradores de energia na rede em rede pública.

Corpo de Bombeiros – Está com 100% da equipe mobilizada e conta com reforço do Pelotão de Emergências Ambientais do Batalhão de Juiz de Fora, que trouxe equipamentos adicionais que permitiram a realização das atividades até a madrugada.

As demandas estão sendo catalogadas e resolvidas considerando urgências e prioridades.

Escolas – As aulas nas escolas da rede municipal situadas dentro da cidade estão suspensas e só retornam em 17 de outubro, após a semana do estudante. Nesse período, obras emergenciais de reparo serão feitas em algumas unidades afetadas pela tempestade.

Já as creches seguem em funcionamento normal.

Nos distritos não houve nenhuma alteração no calendário escolar.

Ação Social – As equipes, juntamente com os servidores da Secretaria de Obras, estão promovendo levantamento de todos os danos causados junto à comunidade e prestando assistência necessária.

Na cidade, há apenas uma pessoa desabrigada, que foi encaminhada para a casa acolhedora. Os desalojados são muitos, mas estão em casa de parentes e amigos.

A população pode fazer todas as solicitações (assistência social, limpeza urbana, abastecimento de água etc) através do telefone 3696-3319.