Rotativo em Muriaé será gratuito durante todo o primeiro mês de funcionamento


De 1 a 31 de julho, motoristas terão período de adaptação ao novo sistema, ficando isentos de pagamento de tarifa. Limitação de tempo para permanência em uma mesma vaga já está valendo

O estacionamento rotativo voltou a valer em 29 ruas de Muriaé a partir desta segunda-feira (1). No entanto, em acordo firmado entre a Prefeitura e a empresa Sinart, que é responsável pela operação da Área Azul, não haverá cobrança de tarifa durante todo o mês de julho. Ao longo dos próximos 31 dias, a proposta será exclusivamente de promover a adaptação dos motoristas ao novo sistema.

Assim, os tíquetes para serem colocados no painel dos veículos podem ser retirados gratuitamente com os funcionários da Sinart nas ruas, bem como nos pontos de venda credenciados pela empresa junto ao comércio local. A exceção fica apenas para quem optar pela uso do aplicativo Digipare, disponível nas lojas dos sistemas Android e iOS. Neste caso, devido à forma como o sistema eletrônico funciona, a cobrança será efetuada, mas os valores serão integralmente devolvidos às contas do usuários para utilização a partir de agosto.

Apesar da gratuidade no primeiro mês de funcionamento, as demais regras do Rotativo já estão valendo a partir desta segunda. Assim, o tempo máximo para permanecer com o veículo estacionado em uma mesma vaga durante o horário comercial (ou seja: de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, e aos sábados, das 8h às 13h) é de três horas. A partir deste prazo, os motoristas que insistirem em manter os carros e as motos ficam sujeitos à fiscalização.

A retomada do rotativo vai facilitar a busca por vagas na região mais movimentada de Muriaé. Com a iniciativa, os motoristas conseguirão estacionar o mais próximo possível do local onde pretendem ir, sem a necessidade de dar diversas voltas à procura de um local para deixar o carro ou a moto.

“Esta era uma reivindicação antiga dos lojistas de Muriaé e que, com muita satisfação e sensação de dever cumprido, estamos concluindo”, disse o prefeito Grego ainda no mês de abril, na ocasião da assinatura do decreto que regulamentou o reinício das atividades.

A licitação que formalizou a Sinart como empresa responsável pela operação da Área Azul em Muriaé foi realizada em 2014, ainda durante a gestão anterior. Na ocasião, as atividades não puderam ser iniciadas porque Muriaé ainda não atendia a uma série de exigências para a realização desse tipo de serviço. A adequação só foi conseguida já na atual administração, após o cumprimento de quesitos como a filiação do município ao Sistema Nacional de Trânsito.

Confira os endereços que farão parte da Área Azul a partir de 01/07:
Avenida Maestro Sansão (Centro)
Avenida Doutor Passos (Centro / Barra)
Avenida Coronel Monteiro de Castro (Barra)
Rua Benedito Valadares (Barra)
Rua Getúlio Vargas (Barra / Centro)
Avenida Constantino Pinto (Centro)
Rua Santa Rita (Centro)
Rua Coronel Domiciano (Centro)
Rua Afonso Canêdo (Centro)
Rua Dr. Alves Pequeno (Centro)
Rua Dr. Antônio Canêdo (Centro)
Rua São Pedro (Centro)
Rua Dr. Silveira Brum (Centro)
Praça João Pinheiro (Centro)
Rua Paschoal Bernardino (Centro)
Rua Coronel Adolfo Gusman (Centro)
Avenida Comendador Freitas (Centro)
Rua João Crisóstomo (Centro)
Rua Itamuri (Centro)
Rua Coronel Amador Pinheiro de Barros (Centro)
Rua Coronel Marciano Rodrigues (Centro)
Avenida Juscelino Kubitschek (Centro)
Rua Capitão José Justino (Centro)
Rua Barão do Monte Alto (Centro)
Rua Sebastião Abrantes (Centro)
Rua Dr. Olavo  Tostes (Centro)
Praça Coronel Pacheco de Medeiros (Centro)
Rua Gabriel de Oliveira (Centro)
Rua Presidente Arthur Bernardes (Centro)