Semana da Luta Antimanicomial tem início nesta segunda-feira em Muriaé


Eventos comemorativos vão até dia 23 e serão encerrados com a 1ª Copa de Futsal Abraça Caps

Começa nesta segunda-feira (13) em Muriaé a Semana de Luta Antimanicomial. A programação inclui palestras, música, atividades físicas, esportivas e exposição de trabalhos artesanais.

Hoje, às 18h, será inaugurada, na Biblioteca do Centro Educacional Unifaminas, a exposição de bordados feitos pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – III (Caps AD) e Caps II durante as oficinas terapêuticas. Eles seguem expostos até o dia 23 de maio.

Na sexta (17), estão marcadas palestras no Anfiteatro do Unifaminas, a partir das 8h. Uma das convidadas, Fabiana Érica de Souza, é referência técnica de Saúde Mental da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá e vai abordar o tema “Retrocesso Não! Pela Valorização da Rede de Atenção Psicossocial”. Além dela, o promotor de Justiça da Comarca de Muriaé, Fábio Laureano, também vai ser ouvido.

No sábado (18), que é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, acontece evento na Lagoa da Gávea a partir de 8h, com música, atividades físicas e exposição de trabalhos artesanais. No dia 23 de maio, a Semana será encerrada com a 1ª Copa de Futsal Abraça Caps, envolvendo as instituições de Muriaé e Ubá.

Os eventos são uma realização da Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Unifaminas.

Luta Antimanicomial – A Luta Antimanicomial é um movimento nacional, organizado por movimentos sociais, coletivos, entidades, universidades e instituições públicas de saúde mental. Ela se mobiliza em torno do fechamento de manicômios, apoiando um tratamento mais humano aos pacientes de saúde mental e a melhoria dos serviços oferecidos a eles.