Terceira edição do Torneio Leiteiro Curraleiro inicia por Belisário


Evento incentiva produção leiteira e abre novos caminhos para negócios de proprietários rurais

O Torneio Leiteiro Curraleiro, que está em sua terceira edição, começou novamente, ontem, quarta-feira (10), em Pedra Alta, distrito de Belisário. A disputa envolve cerca de 20 proprietários rurais que pertencem á agricultura familiar, mas conta também com participantes do grupo “Amigos” – criadores de gado leiteiro que aderiram ao programa da Prefeitura.

Os encontros são sempre às quintas-feiras, a partir das 19 horas. O evento incentiva a ampliação da produção leiteira em Muriaé e promove a troca de ideias e novas possibilidades de negócios.

 “Já participei de um torneio em Rosário da Limeira e, desta vez, fui convidado para o evento de Muriaé. Nos dias que antecedem o campeonato, nós preparamos o gado com todo o carinho e oferecemos uma alimentação balanceada para que estejam prontos para a ordenha. Fico muito agradecido de estar no grupo e poder mostrar todo o trabalho que realizamos com nosso rebanho. Os resultados são gratificantes”, disse o proprietário da fazenda que inaugurou o evento, Gilson Alves.

Nesta pesagem realizada em Pedra Alta, a vaca Madoninha produziu 33 quilos de leite em duas ordenhas. Para o secretário de Agricultura, Manoel Carvalho, houve uma grande evolução no rebanho dos agricultores familiares do município. “Nossos participantes estão investindo mais na melhoraria da alimentação bovina e em inseminação artificial, obtendo animais mais fortes e mais produtivos. É muito gratificante vê-los aumentando a tiragem de leite e ampliando a renda familiar”, disse.