Vacinação contra sarampo prossegue em Muriaé


Vacinação contra sarampo prossegue em Muriaé

 
 
00:00 /
 
1X
 

Desde o início da campanha, mais de cem pessoas foram imunizadas contra doença

A vacinação contra o sarampo prossegue na cidade imunizando crianças e jovens de 5 a 19 anos. As doses estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, em todas as unidades de saúde. O objetivo é resgatar quem não se imunizou ou complementar esquemas de vacinação da tríplice viral, que protege ainda contra caxumba e rubéola..

Do início da campanha, dia 10 de fevereiro, até o “Dia D” de mobilização nacional, que aconteceu no último sábado (15), 113 pessoas foram imunizadas contra a doença. A primeira etapa da campanha termina em 13 de março. Já a segunda fase começa em agosto e será voltada a pessoas com a faixa etária de 30 a 59 anos.

“Essa procura [da dose contra o sarampo] é muito positiva, pois é sinal de que a vacina está em dia. No Dia D, muitas pessoas procuraram os postos de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. Além da tríplice viral, também tivemos muita procura pela vacinação contra a febre amarela”, conta a enfermeira coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rosinalva da Silva Pedrosa.

Para receber a dose, é necessário apresentar cartão de vacina da criança. Este documento, além de conter histórico de todas as vacinas, é solicitado para efetivação de matrícula na escola e admissão no trabalho.

Vale frisar que são consideradas imunizadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina; pessoas de 30 a 49 anos com uma dose; e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa tomar a vacina.

Vacinação escalonada – A fim de evitar o desperdício, já que cada frasco contém dez doses que duram apenas oito horas após aberto, a aplicação da vacina triviral está sendo feita de forma escalonada, conforme mostra a tabela abaixo:

– Segunda-feira: Santana, Aeroporto, Santa Terezinha, Dornelas, Belisário e Marambaia;
– Terça-feira: Gaspar, Joanópolis, Santo Antônio, Policlínica Safira e Boa Família;
– Quarta-feira: São Pedro, São Francisco, Porto e José Cirilo;
– Quinta-feira: São Gotardo, Inconfidência, Barra II, Bom Jesus e Vermelho;
– Sexta-feira: Barra I, Planalto, São Cristóvão, Cardoso de Melo, Itamuri, Primavera e Patrimônio São José.

Serviço
Vacinação contra sarampo:
Locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade e distritos
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 16h30min
Público-alvo: crianças e jovens de 5 a 19 anos
É necessário apresentar cartão de vacina da criança