Biblioteca Municipal de Muriaé é reaberta aos muriaeense

A Prefeitura de Muriaé reabriu as portas da Biblioteca Municipal Vivaldi Wesceslau Moreira na manhã desta quinta-feira (11). A partir de então, todo o acervo reunido durante 80 anos está disponível para visitação. O espaço é de importante valor literário para a população de Muriaé e cidades vizinhas.

A biblioteca completa o seu octagésimo ano em 25 de maio de 2021. Possui um acervo diversificado que compreende grandes nomes da literatura mundial e nacional, onde se encontram também livros técnicos que envolvem as várias áreas do conhecimento humano. Também o conjunto de títulos doados pela família do patrono, Vivaldi Wenscelau Moreira, assim como, a partir deste ano de 2021, passa a administrar mais de 3.600 novos exemplares da coleção do Sesc-Muriaé.

A diretora da Fundarte, Gilca Napier, fez uma narrativa sobre a biblioteca e agradeceu ao acervo doado pelo radialista Paulo Roberto Barros, e a esposa, Lígia Ássimos. Ela relembrou as transformações por que passou a instuição.

“Hoje nós temos esta obra bonita, modelo em toda a nossa região, destaque perante os olhos da Secretaria de Estado de Cultura. Gostaríamos de agradecer aos bibliotecários que nos deram tanta força para a recuperação deste acervo. Aqui temos pintura, artes visuais, interpretações de textos e muitas outras atividades. Neste lugar, podemos viver um mundo paralelo: das imagens e interpretação”, ressaltou.

O prefeito José Braz enalteceu a abertura do grande centro de estudos e pesquisas pertencente a cidade.

“Cuidar do bem público com a ajuda dos próprios funcionários da prefeitura, da secretaria, de todos que vieram até aqui colaborar com a organização dos livros, é muito gratificante para nós. Que todos os muriaeenses aproveitem este patrimônio, para que sejam sempre pessoas cheias de conhecimento, conscientes e cultivadores do saber”, disse o prefeito, satisfeito com a casa repaginada.

Um dos projetos biblioteca é a digitalização dos livros, que permitirá mais acesso aos cidadãos que poderão realizar leituras dentro de suas casas. A Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira está totalmente organizada e pronta para funcionamento.

Histórico

A criação da Biblioteca Municipal se deu em 1940. Inicialmente, funcionou no Paço Municipal até 25 de maio de 1941. Em 1953, uma grande reforma foi realizada no primeiro prédio público do município, construído em 1860 para abrigar a sede do poder executivo e posteriormente o Tribunal do Júri e a Cadeia Pública.

Na administração do prefeito Dante Bruno, considerando o crescimento do acervo e do número de pessoas que procuraravam a biblioteca, reservaram um novo espaço nas dependências do prédio, readequando o local para receber centenas de livros e leitores.

Em 1969, na administração João Braz, uma nova reforma foi realizada e fez com que a biblioteca ganhasse novas salas e mobiliário. Em 1971, foi reinaugurda com um acervo ainda maior e diversificado, visando o atendimento mais satisfatório dos usuários da cidade que vinha crescendo e ganhando novos adeptos.

Em 1997, uma nova reforma foi feita durante a administação do prefeito Carlos Fernando, quando ela recebeu o nome do atual patrono, Vivaldi Wenceslau Moreira.