Bueiros instalados em áreas rurais e urbanas facilitam trânsito

As manilhas instaladas na estradas rurais para direcionar as águas que cruzam as vias de terra são uma estratégia adequada para manter pistas secas e seguras para o trânsito de pessoas, charretes, bicicletas e veículos. Algumas foram implantadas pela Prefeitura recentemente na região de Pirapanema (Grama, Estiva e imediações da Fazenda Bom Destino), Serrinha, Pedra Negra e BR-356 (próximo ao trevo de confluência entre as rodovias).

O serviço de manilhamento de concreto, também chamado de colocação de bueiros ou drenagem de águas, evita erosões em estradas e permite que o solo esteja seguro e seco para que haja livre acesso dos proprietários, de vãs e ônibus escolares ou caminhões frigoríficos.

Em alguns trechos, as passagens ficam completamente destruídas após longos dias de chuva, prejudicando a vida das famílias rurais.

“O bueiro ajuda muito ao produtor no momento de escoar mercadorias. Na estação chuvosa, parte das estradas desabam quando não há canalização, pois a força das águas carregam a terra e surgem imensas erosões. Nós aqui temos produção de repolho, tomate, alface, couve, couve-flor, feijão vagem e pimentão. Produzimos grandes quantidades, portanto necessitamos ter vias estruturadas para levar verduras e legumes para a cidade”, explicou o agricultor da região de Pirapanema, Sérgio Batista de Souza, lembrando que a Prefeitura também está auxiliando no nivelamento dos acessos as propriedades.

Novos bueiros também foram instalados na estrada que interliga Itamuri a Jacúba (Posto F2), solucionando antigos problemas que dificultaram, por longo período, a passagem de pedestres e veículos. Ao final de 2019, a ponte existente naquela localidade desmoronado com a força das enxurradas, deixando moradores ilhados. A Secretaria de Agricultura foi acionada imediatamente e solucionou o problema.

Via que interliga Itamuri ao Posto F2

Outras manilhas de concreto foram implantados na comunidade de São João do Glória, na estrada da Grota, para garantir o perfeito escoamento das águas do riacho, e também na região do João Dedé, eliminando os longos lamaçais que se formavam nos períodos de chuvas torrenciais.