Carnês de IPTU já estão sendo distribuídos em Muriaé

Os carnês do IPTU 2021 já começaram a ser distribuídos em Muriaé. Mas, diferente do que ocorreu quatro anos atrás, o imposto não vai surpreender os contribuintes com aumentos exorbitantes.

O índice de reajuste aplicado foi apenas aquele que é obrigatório por lei: o equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou em 5,45% no acumulado do ano passado.

Quem não receber o carnê ou quiser se antecipar, pode fazer a emissão das guias no portal da Prefeitura. Para isso, basta acessar muriae.mg.gov.br e clicar no menu “Serviços”, opção “Meu IPTU”.

As opções para pagamento são as mesmas que os muriaeenses já conhecem: desconto de até 10% para quem quitar o imposto à vista dentro do prazo determinado ou parcelamento em até 10 vezes sem juros.

Neste caso, cada parcela precisa ter valor mínimo de R$46,72 para pessoas físicas ou de R$116,81 para pessoas jurídicas.

Prazos – Quem optar pelo parcelamento, deve ficar atento à data da primeira parcela, que tem vencimento já no mês de março.

Já os prazos para pagamento à vista começam no mês seguinte: 8 de abril para desconto de 10%; 8 de maio para redução de 5%; e 8 de junho para o valor real do IPTU. Ou seja, somente após esta última data é que haverá cobrança de juros e multas por atraso no pagamento.

Renegociação de dívidas – Quem estiver com o IPTU de anos anteriores em atraso deve comparecer pessoalmente ao Centro Administrativo para fazer a renegociação dos valores em aberto. O atendimento acontece no setor de Dívida Ativa, localizado no térreo do prédio da Prefeitura de Muriaé.