A Prefeitura de Muriaé está realizando reforma da estrutura física do Centro Multiuso de Belisário, construindo uma sala para consultório médico e criando horta comunitária ao redor do local. A região, que dá de acesso ao Pico do Itajuru, ganha sinalização com placas indicativas.
O Multiuso foi criado para recepcionar grupos turísticos, assim como para desenvolver atividades sociais da comunidade de Pedra Alta. É um espaço propício a realização de capacitações, cursos e pesquisas e tem como objetivo gerar emprego e renda para os proprietários rurais.
Desde 2021, a Secretaria de Obras Públicas em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Fundarte estão realizando vistorias e restaurações para oferecer outra modelagem ao recinto e imediações.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Carlos Kneip, o local estava abandonado há provavelmente 10 anos. “Estamos fazendo a restruturação do imóvel para eliminar infiltrações e cupins, pois estava inadequado para uso. Faremos também uma adaptação para a instalação de um consultório médico que atenderá aos moradores de Pedra Alta, através de parceria estabelecida com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Muriaé”, relatou.
A Administração Municipal e Fundarte estão colaborando para a reestruturação do local para que assim possam investir na realização de cursos do Senar, visando maior profissionalização da mão de obra. A proposta é levar treinamento às famílias para que saibam implementar o turismo rural em suas propriedades.
O Centro Multiuso de Belisário funciona também como base para guias turísticos e locadores de bugres e quadriciclos que são especialistas em passeios e caminhadas em direção ao Pico do Itajuru ou para as mais diferenciadas cachoeiras do distrito.