Encontro na sexta – feira falará sobre Nise da Silveira

A Prefeitura de Muriaé, Secretaria Municipal de Saúde e Fundarte convidam a todos para participarem da palestra “Um encontro para falar de Nise da Silveira e sua revolução do afeto”, que acontecerá nesta sexta-feira (13), às 19h, no auditório do Colégio Santa Marcelina – Rua Doutor Antônio Canêdo – Centro.

O palestrante Vitor Pordeus é médico psiquiatra, ator, professor e consultor de conteúdos sobre Nise da Silveira. O evento é gratuito e de relevância para profissionais e estudantes das áreas de saúde mental, psiquiatria e psicologia, assim como sociologia e serviço social.

Nise da Silveira

Nise da Silveira é uma médica psiquiatra, que foi a única mulher entre mais de 150 homens, a se formar em Medicina, na Bahia, em 1926. A profissional passou por muitas experiências dentro dos manicômios e, portanto, fez constatar o poder que a arte tem de curar.

Como cientista, ela levou a pesquisa adiante com experimentos para tratamento de saúde mental, baseados em afeto e expressões artísticas. A sua história é inspiradora e está estampada pelas paredes do Grande Hotel Muriahé.

O espaço está composto de diversos quadros, esculturas e afins. São cerca de 100 obras que pertencem ao acervo do Museu de Imagens do Inconsciente.

Entre elas tem, por exemplo, trabalhos de artistas como Lygia Clark, Abraham Palatinik, Zé Carlos Garcia, Leon Hirzsman e Carlos Vergara. Mesmo que de gerações diferentes, todos eles foram afetados pelas ideias de Nise.

A curadoria de Nise da Silveira – A revolução pelo afeto é do Estúdio M’ Baraká, com consultoria do psiquiatra Vitor Pordeus e do museólogo Eurípedes Júnior.