Fundarte amplia instalações físicas


A Fundação de Cultura e Arte ampliou as dependências e criou novos espaços para a parte administrativa do setor. Neste dia 11, as novas instalações foram inauguradas para que todo a área pertencente a escola esteja liberada para ampliar o número de vagas para estudantes das aulas de instrumentos musicais.

Sete salas novas foram inseridas no complexo para abrigar os setores de Turismo, Cultura, Juventude, sala de reuniões, patrimônio cultural e recepção. A inauguração foi modesta e respeitando os protocolos da pandemia, reunindo um pequeno número de pessoas.

Estiveram presentes o prefeito José Braz, o secretário de Governo Paulo Sérgio, a diretora da Fundarte Gilca Napier e a adjunta, Vanderléia Castro, o secretário de Administração Edmar Pereira e dois vereadores, que representaram a Câmara Municipal.

As salas, anteriormente dedicadas para serviços administrativos e burocráticos, agora estão liberadas. Todo o espaço será dedicado a criação de novas turmas para as escolas de arte e música.

O prefeito José Braz nos deu o aval para fazer a adequação do ambiente. Ampliamos as salas para as laterais, transferindo o setor administrativo para os novos cômodos que foram reformados e decorados. Assim, criamos sete salas para os diversos setores.”, explicou a diretora da Fundarte, Gilca Napier, lembrando que sempre houve fila de espera para a escola de música, mesmo tendo aulas de manhã, a tarde e a noite, a demanda sempre foi muito grande.

A partir de então, assim que normalizarem as aulas presenciais, a Fundação oferecerá um maior número de turmas de instrumentos musicais, com aulas de flauta, violão, bateria, percussão, canto e outras modalidades.

A Fundarte tem hoje sob sua tutela, administração e conservação a Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira, a Escola de Música Leonel Vargas, o Teatro Gregório de Matos Guerra e o Belmira Vilas Boas, a Escola de Dança Jorge Barroca, a Escola de Artes Visuais Moacyr Fenelon, a Escola de Áudio Visual Carlos Scalla, o Memorial e o Arquivo Municipal, além do Teatro Zaccaria Marques e a Galeria de Exposição de Artes.