Fundarte avança com sinalização turística


A Fundação de Cultura e Artes está sinalizando e melhorando a acessibilidade dos pontos turísticos de Muriaé. Neste momento, foi realizada a sinalização, instalação de bancos e guarda-corpo na Pedra de Santa Maria e Cachoeira da Usina da Fumaça. Os trabalhos devem seguir até Belisário na próxima semana.

O Pico do Itajurú, a Pedra de Santa Maria, a cachoeira da Usina da Fumaça, o paredão de São Fernando, a capela da Pedra Santa, cachoeira do Rio Preto, pedra de Macuco e a pista de ‘Vôo Livre’ são alguns patrimônios ambientais do município. A maioria deles, receberá placas informativas e qualificação do espaço de acesso.

O objetivo do projeto de Turismo e despertar o interesse pela região e oferecer para visitantes um local ornamentado, com placas de boas vindas e vibrações positivas.

“Pretendemos trazer muitos visitantes para a nossa cidade e também mostrar para todos as belezas naturais que possuímos. Nosso propósito também, é incentivar a criação e a melhoria dos restaurantes de apoio nestes pontos”, explicou a coordenadora, Wania Muahad.

A ideia do projeto é aquecer o comércio do município com aumento de hóspedes para as redes hoteleiras, trazer mais pessoas para o comércio de lojas e confecções. A cidade está localizada às margens de duas rodovias: BR 116 e 356, o que facilita a visita de moradores de toda a zona da Mata e Vertentes.

Os pontos já sinalizados como a Pedra de Santa Maria e Usina da Fumaça já são frequentados pela população local e regional. Nestes atrativos, são praticados esportes radicais, banhos de cachoeira, acampamentos, trilhas, encontros de ciclistas e motociclistas.

A Pedra de Santa Maria fica na rodovia BR-356 a aproximadamente 3km em direção a Itaperuna – RJ. Os acessos a cachoeira da Usina da Fumaça é pela BR-116, logo após o Clube dos Bancários, sentido Capetinga. Para todos os ambientes, é importante um guia para acompanhar os passeios.