II Seminário de Turismo e Patrimônio Cultural & Prêmio Maria Bernadete Andrade Silva

Foi realizada no dia 21 de setembro, no auditório da Faminas, a segunda edição do Seminário de Turismo e Patrimônio Cultural. O evento contou com oficinas de café, ministrada por Leonardo Moura, da Forja Cafés Especiais, e de cervejas artesanais, por Renato Sigiliano, da Kombeerlisário.

Para apresentar o painel de turismo, com o tema “PRODUTOS E ROTAS TURÍSTICAS DE EXPERIÊNCIA – UMA OUTRA FONTE DE RENDA NO MEIO RURAL”, subiram ao palco as palestrantes Mariana Rocha, da empresa Macaúba Desenvolvimento Local e Thatiana Garcia, coordenadora técnica estadual de turismo rural e artesanato na EMATER-MG. Logo após a palestra um momento cultural com a bailarina Bia Couto.

PRÊMIO DE INCENTIVO AO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MURIAÉ “MARIA BERNADETE ANDRADE SILVA” – ANO 2023

Esse ano o prêmio Maria Bernadete consagrou mais uma vez aqueles que por suas ações preservam os bens culturais do município. Foram eles:

CATEGORIA PATRIMÔNIO MATERIAL, BENS TOMBADOS: ANTIGO PRÉDIO DO FÓRUM
Recebeu o prêmio das mãos da Diretora da Fundarte, Wania Muahad, o Sr. Cássio Martins Novaes, Delegado Fiscal da Receita Estadual.

CATEGORIA PATRIMÔNIO MATERIAL, BENS INVENTARIADOS: EDIFICAÇÃO DA EMPRESA ENERGISA ENERGISA
Recebeu o prêmio das mãos do Prefeito Municipal, Marcos Guarino, o Sr Eduardo Mantovani, Diretor presidente do grupo ENERGISA Minas/Rio.

CATEGORIA PATRIMÔNIO IMATERIAL: QUADRILHA SANTA FILOMENA
Recebeu o prêmio das mãos do arquiteto e urbanista Luis Gustavo Lorete Pereira, chefe do setor de Memória e Patrimônio Cultural da Fundarte e vice-presidente do COMPAC, a Sra. Renata Aparecida Tavares, diretora geral da quadrilha santa Filomena.

CATEGORIA RESPONSABILIDADE SOCIAL:PROJETO ENESIO
Recebeu o prêmio das mãos da Coordenadora de Projetos da Fundarte, Ana Tereza Andrade de Oliveira, a Sra. Maria Aparecida da Silva, idealizadora do Projeto.

CATEGORIA AÇÕES EDUCATIVAS: ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENNASSATI (PREMEM)
Recebeu o prêmio das mãos Elielson Rodrigues, diretor dos centros culturais da Fundarte a Sra. Maria Alice de Souza Almeida Fernandes, diretora da escola.

Para apresentar o painel de patrimônio cultural que tem como tema “valorizando nossa história: preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro”, subiram ao palco os palestrantes Leonardo Barci Castriota doutor em arquitetura e urbanismo da UFMG e Sra. Ana Elisa Martins, arquiteta e urbanista professora da Faminas, encerrando assim a segunda edição do Seminário de Turismo e Patrimônio Cultural