Muriaé recebe reunião para discutir fortalecimento do turismo na região

Aconteceu na manhã de sexta-feira (22), no Teatro Zaccaria Marques, a 1ª Reunião da Abriga – Associação dos Municípios do Circuito Turístico da Serra do Brigadeiro.

O encontro contou com a participação de representantes de Muriaé e de outras nove cidades da região – Divino, Ervália, Eugenópolis, Fervedouro, Miradouro, Patrocínio do Muriaé, Pedra Bonita, Rosário da Limeira e Vieiras.

Promovido pela Fundarte, o encontro teve objetivo deresgatar os municípios que estavam afastados do Circuito Turístico. Segundo a vice-presidente da Abriga de Fervedouro, Patrícia Laviola, apenas seis dos 11 municípios ainda estavam ativos na Associação.

“Fazer parte do Circuito é quesito primordial para que o município se habilite ao ICMS Turístico e a outros recursos. O Estado trabalha o turismo desde 2013 de forma regionalizada e quem não está incluso nessa política fica excluído tanto dos programas do governo estadual, quanto os do governo federal.”

A coordenadora do Departamento de Turismo da Fundarte, Wania Muahad, tem a mesma linha de raciocínio. Segundo ela, participar do circuito turístico é necessário não só para se pleitear projetos junto ao Ministério do Turismo, mas também para fortalecer a região como um todo, de forma integrada.

O secretário municipal de Governo de Muriaé, Paulo Sérgio Amaral, deu as boas-vindas aos participantes em nome do prefeito José Braz e ressaltou que o turismo e a cultura não podem ficar em um patamar secundário.

“Em nome do prefeito de José Braz, quero colocar o nome do nosso município à disposição de todos os municípios vizinhos para que possamos trabalhar no fortalecimento do turismo da nossa região. A qual tem grande potencial turístico e, no que depender de Muriaé, vamos fortalecer essas políticas a cada dia.”

Importante ressaltar que, neste primeiro encontro, os participantes sentaram-se em cadeiras intercaladas, como forma de manterem o distanciamento necessário em razão da pandemia.

Na próxima reunião, ainda sem data definida, serão confirmados os municípios que irão regressar ao Circuito Turístico, além de eleger a Diretoria Administrativa e o Conselho Fiscal.