Oficina para produção do Plano de Gestão de Resíduos Municipal acontece hoje em Muriaé

Hoje (28), às 18h30, no auditório do SENAI, será realizada a oficina da etapa de diagnóstico municipal participativo do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O evento é aberto ao público e pretende coletar contribuições da sociedade para que o plano de gestão de resíduos seja montado de forma eficiente, estratégica e alinhado à realidade de Muriaé.

Esta é uma etapa do trabalho que iniciou no ano passado, quando foram analisadas as legislações, e também foram levantados diversos dados do município.

Nesta semana, além da oficina está sendo realizado o estudo gravimétrico, em que é feita uma triagem do lixo coletado, em diferentes rotas, para que seja analisado o perfil do resíduo gerado.

Com base nestes levantamentos de perfil e com as contribuições da sociedade na oficina a ser realizada hoje, será finalizada a etapa de diagnóstico para, então, ser possível estabelecer diretrizes de gestão, com metas de curto, médio e longo prazo para implementar ações assertivas e competentes que nortearão a atuação da Divisão de Limpeza Urbana (DLU) do Demsur.

Segundo a diretora geral do Demsur, Maria da Consolação, Muriaé está em um momento importantíssimo para o DLU.

“Neste primeiro e segundo ano de gestão, estamos trabalhando na estrutura da autarquia. Retomamos as operações do nosso aterro municipal e estamos promovendo um estudo consistente para estabelecer diretrizes certeiras de atuação. Nosso propósito é trilhar um caminho bem pavimentado, que permita inovações, melhorias e incrementos substanciais para os serviços ofertados para população”, pontua.