O “Opera Já”, programa criado pela Prefeitura de Muriaé junho de 2024 com o objetivo de reduzir filas e tempo de espera por cirurgias eletivas, cresceu e agora inclui também a urologia. Os primeiros procedimentos referentes a esta área aconteceram nesta semana, no Prontocor, e foram feitos totalmente pelo SUS.
Importante destacar que, apesar das cirurgias serem realizadas pelo Sistema Único de Saúde, a equipe médica, estrutura, os equipamentos, os exames e o acompanhamento são exatamente os mesmos disponibilizados em procedimentos particulares.
“Isso é possível graças à gestão plena da saúde pública em Muriaé, pela qual o município consegue gerir não só os recursos próprios, como também tudo que vem do Ministério da Saúde. Além disso, conseguimos fazer a regulação dos pacientes e pactuar diretamente com os prestadores de serviço, de forma a oferecer as melhores condições para os cidadãos”, explica a secretária municipal de Saúde, Luiza Agostini.
A urologia é a quinta especialidade abrangida pelo Opera Já. A iniciativa já incluía, desde o seu lançamento, as áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia vascular e cirurgia geral. Vale lembrar que a porta de entrada para ter acesso ao programa é sempre a das unidades básicas de saúde de cada bairro.