Prefeitura realiza ‘Gincana Ecológica’ em parceria com Associação do Gaspar

O setor de Juventude da Prefeitura de Muriaé (Fundarte) e a Associação de Moradores do Bairro Gaspar organizaram a ‘1° Gincana Ecológica’ para ensinar para jovens a reciclarem objetos e manterem as ruas e margens de rios limpos , dando maior importância ao meio ambiente.

A iniciativa foi da presidente do Gaspar, Munik Helena, que para incentivar ações nas férias escolares e estimular a consciência ecológica convocou adolescentes para participarem da gincana criando dois grupos: Equipe Verde e Equipe Vermelha.

A coordenação de Juventude acompanhou de perto a ação que devido ao sucesso será implantada em outras localidades, como no Santa Terezinha. De acordo com o gestor da Juventude Municipal, Evandro Silva, a ideia é gerar competitividade e atividades que cooperem com o desenvolvimento da sociedade. “É genial desenvolver o espírito de cidadania junto aos jovens”, frisou.

As coletas foram realizadas por três semanas e reuniram quase duas toneladas de materiais recicláveis. Com a venda dos objetos, a presidente do bairro subdividiu os lucros para a equipe vencedora, a Vermelha, e o restante está reservado para realizar uma confraternização em espaço de lazer com direito a almoço, lanche e diversão.

Com o mesmo intuito de agradecer aos participantes, foram sorteados vários brindes entre os jovens no dia da apuração que aconteceu no Centro Cultural Jovem do bairro Gaspar na última sexta-feira.

O evento reuniu mais de 50 jovens, os moradores da localidade e, a equipe da Fundação de Cultura e Artes da Prefeitura de Muriaé. Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Guarino, a diretora adjunta da Fundarte, Vanderleia Castro, o monitor do CRAS do bairro Santa Terezinha, Alan Marcelo (Valderama) e o turismólogo, Joel Batista.