Projeto visa inserção social de cadeirantes de Muriaé


O projeto ‘Inclusão sobre Rodas’ pretende prestar assistência à inserção social de pessoas com deficiência da cidade. Elaborado pelo Setor de Juventude da Prefeitura de Muriaé, o programa quer reunir jovens que sejam portadores de necessidades especiais para que, juntos, possam lutar por mais espaço e maior participação na cultura, esporte e lazer do município.

O projeto iniciou através da união de três jovens cadeirantes parceiros do setor de Juventude da Fundarte. Após muitas reuniões, ambos elaboraram um projeto e definiram que lutariam por melhorias nas políticas públicas que colaborem com a classe. A ideia do grupo é criar um movimento com jovens deficientes, buscando novas soluções para minimizar os problemas de mobilidade e acessibilidade que tanto dificultam a vida do segmento social e, ainda, os inserir em atividades cotidianas.

Para dar um ‘start’ na proposta, o setor de Juventude criará, juntamente os cadeirantes, uma página no Instagram com o nome de ‘Projeto Sobre Rodas’. Com a elaboração da página digital, os componentes pretendem garantir maior expressão de opiniões e ações do segmento, possibilitando encontros virtuais para alavancarem discussões sobre o tema e quebra de tabus.

A proposta dos organizadores é criar também um grupo no whatsapp, objetivando a maior interação entre eles.

“Com a nossa participação ativa e a união de inúmeros simpatizantes a esta causa, nós poderemos conquistar mais espaço para os portadores de deficiência e, assim, construiremos uma juventude cada dia mais forte, interessada em entender melhor sobre leis e recursos, além das diversas formas de alavancarmos o apoio do poder público”, disse o coordenador de Juventude, Evandro Silva.

Estão envolvidos na harmonização do programa e lançamento do mesmo à sociedade os jovens Vinícius Levate, de 21 anos, portador de paralisia cerebral, que atua na militância dos direitos de pessoas com deficiência; Arthur Pedrosa, de 20 anos e Guilherme Jandre, de 16.