Serviço promove fortalecimento de vínculos sociais mesmo em tempos de pandemia

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, objetivando atender as crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, vem buscando novas soluções para implementar o trabalho com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco.

Eveline Amaral, secretária de Desenvolvimento Social, disse que os desafios são muitos neste período de quarentena. Mas, para incentivar a socialização e a convivência comunitária, a secretaria optou por realizar trabalhos de forma online. “Um deles é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, informou.

Segundo Fabiana Martins, coordenadora do serviço, desde o início do ano estão sendo realizadas reuniões entre a coordenação, educadores sociais e facilitadores de oficinas para o planejamento das atividades.

“No mês de janeiro, fizemos o levantamento dos recursos humanos disponíveis, visitamos as unidades executoras e construímos um plano de ação”, disse. “Já em fevereiro, realizamos a busca ativa dos usuários para adesão ao programa e começamos a utilizar os recursos sugeridos para o trabalho remoto”.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos utiliza as redes sociais e canais como o WhatsApp para chegar até as equipes e comunidades cadastradas nos CRAS Aeroporto, Santa Terezinha, São Joaquim e Vermelho.

O atendimento chega também ao grupo do Centro de Convivência do Idoso, que conta com cerca de 250 integrantes, e ao programa AABB Comunidade, que desenvolve atividades junto a crianças com idade entre seis e 14 anos.

“Os kits com as atividades propostas para as famílias são organizados, confeccionados pelas equipes da Secretaria e distribuídos em todas as unidades”, explicou Fabiana.

No cronograma deste ano, várias atividades já foram trabalhadas, como o “jogo dos pontinhos”, caça-palavras e o “Tangram”, um meio de lazer e estreitamento dos laços familiares. Os participantes também discutiram temas como convivência familiar em tempos de pandemia e a participação da mulher na sociedade e na família.

As ações propostas são avaliadas durante o mês pela coordenação. Desta forma, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vem se adequando aos novos tempos, fortalecendo as relações familiares e comunitárias através da integração e troca de experiência entre os grupos assistidos.