Sucessão de canalizações e bueiros são instalados na zona rural de Muriaé


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Muriaé está realizando uma série de canalizações com bueiros e caixas coletoras nas áreas rurais da cidade para retirar as águas das pistas, favorecendo ao aquecimento econômico e ampliando a segurança do homem do campo.

Os serviços foram realizados recentemente na estrada que liga a comunidade de São João do Glória a Eugenópolis, nos perímetros entre Itamuri e Usina da Fumaça, conhecido como região do Marimbondo. Instalações foram feitas também entre Bom Jardim e Patrimônio dos Carneiros, trecho com destino BR-116.

O manilhamento de concreto, chamado de colocação de bueiros ou drenagem de águas, evita erosões nas estradas de chão, permitindo que o solo esteja seco e seguro para o livre acesso de veículos, caminhões, motocicletas e bicicletas. Os caminhos de terra são utilizados para escoar as mercadorias do pequeno produtor rural que necessita, diariamente, transportar o leite, vender as hortaliças para quitandas e mercados ou em feiras, ou mesmo receber caminhões frigoríficos para carregamento do gado de corte. Vale ressaltar que, findando a pandemia, haverá transferência diária dos estudantes, filhos de agricultores, para as instituições de ensino da cidade.

Caixa Coletora

A instalação das tubulações se torna extremamente necessária para não prejudicar a vida das famílias rurais nos períodos de chuvas torrenciais.

“Estamos fazendo o serviço em partes e por regiões, mas já resolvemos inúmeros problemas de encharcamentos nas vias de terra. Atendemos as estradas de São João ao Pontão, do distrito de Itamuri ao posto F2, de Bom Jesus (propriedade de Alício) a Cachoeira Alegre, Usina da Fumaça para a Capetinga entre outros”, informou o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Levati.