Variante Delta já circula em Muriaé

A Secretaria de Saúde de Muriaé foi informada nesta quinta-feira, 02, de dez casos registrados de contaminação pela variante Delta (antes B.1.617.2) do coronavírus, o que pode abrir um novo capítulo na pandemia de Covid-19.

Ainda há poucos casos em Muriaé, mas ela já é uma preocupação porque parece ser mais transmissível do que as linhagens anteriores.

A boa notícia é que a maneira de se prevenir é exatamente a mesma.

“Usar máscara, manter o distanciamento social e se vacinar são as soluções”, explicou o secretário de Saúde e vice-prefeito, Dr. Marcos Guarino.

“Estamos vivendo uma queda de casos, e isso abre espaço para um relaxamento das regras, o que é um grande engano. Precisamos manter os mesmos cuidados”, completa.

A flexibilização das medidas de isolamento pode dar espaço para a Delta se replicar com facilidade.

Este feriado do Dia do Muriaeense e da Independência pode causar uma impressão de que está tudo normal, mas ainda é preciso manter medidas de segurança, seja para andar nas ruas, caminhar, viajar.

Dr. Marcos Guarino destacou que há uma pequena variação a ser observada e que tende a servir de arapuca aos muriaeenses.

“Estudos apontam que a Delta traz sintomas leves, como coriza, mal-estar e dor de cabeça, sem a perda de olfato e paladar, mas tudo depende do organismo e se há comorbidades”, disse o vice-prefeito lembrando que os vacinados continuem a usar máscaras em ambientes fechados, em áreas com baixos índices de imunização ou alta circulação do vírus. “Não é hora de baixar a guarda”, enfatizou.