A Prefeitura prossegue com o serviço de concretagem nas estradas rurais para eliminar pontos críticos e facilitar deslocamentos. O programa pretende qualificar acessos aos distritos e comunidades, auxiliando na economia do homem do campo e viabilizando trânsito de veículos, transportes escolares entre outros. O prefeito José Braz e secretariado realizaram vistoria nos últimos dias nas regiões do Pontão da Água Limpa e São João do Glória (Peçanha).
A construção do novo modelo é possível por meio de parceria estabelecida entre a Administração Municipal e comunidades. Na ação cooperativa, a Prefeitura contribui com planejamentos de engenharia e material de construção e os moradores colaboram com a mão de obra.
O concreto armado será inserido em perímetros de grandes elevações ou difícil acesso.
“A concretagem vai se estender ainda mais. Terminaremos a região do Pontão da Água Limpa, relativa a mais de 2 km de concreto armado, e também o trecho conhecido como área dos Peçanha, que chegará a 1 km”, disse o secretário de Obras Públicas, Carlos Kneip.
Os próximos pontos a receberem concretagem serão o Belvedere (Fazenda Bela Vista) e São João do Glória/Eugenópolis (Furlani). A estratégia já é uma realidade nas regiões do distrito de Vermelho (Santo Cristo); Pirapanema (Santa Mônica e Fazenda da Grama); Bom Jesus (Carioca) e comunidade de São João do Glória (João Dedé).
Muriaé tem 2.300 quilômetros de área rural. O secretário de Agricultura, Fernando Levati, ressalta a importância do serviço.
“As vias de terra sofreram com as chuvas de novembro e dezembro de 2021 e início de 2022. A população passou por atoleiros e desmoronamento de encostas, apesar de estarmos de maneira permanente elevando o piso com brita. Precisamos dar subsídios para o homem do campo trabalhar e estamos conseguindo isto”, relatou.