Muriaé 169 anos: Prefeitura celebra data com entrega da Medalha José Alencar para 30 homenageados

Para comemorar os 169 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Muriaé fará a entrega da Medalha José Alencar a 30 personalidades que se destacaram em prol do desenvolvimento e progresso do município nos últimos anos. A cerimônia acontecerá na próxima quinta-feira, 16 de maio, às 19h, no auditório da Faminas.

A honraria, oficialmente chamada “Medalha do Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva” foi instituída em 2013, tendo como patrono um dos filhos mais ilustres da nossa terra. Nascido no distrito de Itamuri, José Alencar foi exemplo de homem dedicado ao trabalho e tornou-se um dos maiores empresários do país.

Também conquistou destaque na esfera política, primeiro como senador pelo estado de Minas Gerais e, posteriormente, como vice-presidente da República durante os dois primeiros mandatos do presidente Lula, entre 2003 e 2010. Nesse período, José Alencar foi figura decisiva para a chegada de recursos financeiros que possibilitaram a realização de várias importantes obras em Muriaé, contribuindo assim decisivamente para o desenvolvimento do município.

Mas talvez a maior notoriedade de José Alencar tenha sido alcançada por meio de sua brava batalha contra o câncer. Mesmo acometido pela doença, ele jamais deixou de trabalhar e de lutar. Nunca desanimou. Pelo contrário: a cada dificuldade, parecia retirar forças da própria dor para seguir caminhando e se dedicando em favor do Brasil, de Minas Gerais e de sua terra natal, Muriaé.

Data comemorativa – A cerimônia marca o aniversário de 169 anos da emancipação político-administrativa de Muriaé. Em 16 de maio de 1855, ainda com o nome de “São Paulo do Muriahé”, o então distrito de São João Batista do Presídio (atual Visconde do Rio Branco) foi elevado à categoria de vila, tornando-se cidade 10 anos mais tarde.

Homenageados de 2024:

Ana Paula Siqueira