Representantes de Muriaé participam de audiência online do projeto ‘Recomeça Minas’


A Prefeitura de Muriaé foi uma das instituições da Zona da Mata presentes ao encontro regional do “Recomeça Minas” – iniciativa da Assembleia Legislativa do estado que visa promover a recuperação econômica e a retomada das atividades nos setores mais afetados pela crise da pandemia de covid-19.

A reunião aconteceu de forma online e, no caso de Muriaé, foi aberto um núcleo na Uaitec da Barra para facilitar a participação dos representantes locais.

No caso da Prefeitura, o representante foi o assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro Latini.

“Em Muriaé e nos 14 municípios que formam o nosso polo regional, verificamos um aumento de 37% de MEIs registrados no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período de 2019, quando não havia pandemia”, pontua. “Uma das interpretações possíveis para este crescimento é que trabalhadores que perderam seus empregos tenham investido o dinheiro da rescisão na abertura de um microempreendimento. Mas que, com as constantes interrupções das atividades comerciais, se encontram em uma situação ainda muito complicada do ponto de vista financeiro”, acrescenta.

Falando em nome da Prefeitura de Muriaé, Latini apresentou três sugestões para integrarem a pauta do projeto Recomeça Minas. São elas:

– Aperfeiçoamento do FAMP, o Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas, desburocratizando regras e facilitando o acesso ao crédito;

– Avaliação de crédito para micro e pequenas empresas com base nos dados anteriores à pandemia e não nos números atuais;

– Criação de crédito especial para recuperação econômica das empresas, incluindo serviço de consultoria e orientação para melhor aplicação dos recursos obtidos.

O projeto – “Recomeça Minas” é o nome dado ao projeto de lei número 2.442/21, em análise na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A iniciativa tem objetivo de criar condições para que os setores mais atingidos pela crise da covid-19 possam retomar suas atividades.

Para isso, estão ocorrendo diversos encontros regionais, sempre de forma online devido às restrições da pandemia. Na reunião das lideranças da Zona da Mata, os representantes de Muriaé foram convidados pelos deputados estaduais Braulio Braz e Wilson Batista.

Além da Prefeitura, o município também teve participou com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município, Henrique Lourenço, e o delegado Regional do Sindicado das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais, Leonardo Veroneze.

Saiba mais sobre o Recomeça Minas no vídeo abaixo: