Semanalmente haverá ‘Feira agroecológica’ na Praça São Paulo


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Muriaé e a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar Solidária (Coopaf) estabeleceram uma parceria para efetivar o funcionamento da ‘Feira Agroecológica’ todas as sextas-feiras, entre 6 e 10h, na Praça São Paulo (Centro). A comercialização de produtos hortifrutigranjeiros já ocorre permanentemente, às quartas-feiras, na Praça do Trabalhador, na Barra.

A oferta de produtos manufaturados e verduras sem agrotóxico, assim como de especiarias caseiras, doces de compotas, picles, panificados e artesanato é uma forma de incentivar a economia do pequeno produtor rural, além de trazer para a cooperativa um grande número de mulheres rurais que, trabalhando junto com suas famílias, passam a ter uma nova fonte de renda.

Adriana Ribeiro, membro do Conselho Administrativo da Coopaf, explica que o diferencial da feira são as constantes participações dos agricultores em cursos de capacitação em instituições especializadas no ramo.

“Nosso grupo está sempre buscando novos conhecimentos para melhorar a produção de alimentos. Os associados fazem treinamentos no Núcleo de Estudos em Agroecologia Puri do IF Sudeste, assim como a Emater, o que amplia o acesso as novas tecnologias e envolve o convívio com práticas diferenciadas para cultivar sem agrotóxicos. Aprendemos a produzir com segurança e qualidade”, especificou.

Os moradores das imediações da Praça São Paulo estão aderindo a nova feirinha e gostando da novidade.

“Eu achei ótima oportunidade para nós que moramos na região. Ficou mais acessível para abastecer a geladeira, já que as coisas no mercado estão muito caras”, lembrou a moradora, Regina Lúcia.

Os consumidores interessados em adquirir os produtos também podem fazer os pedidos pelo Instagram, no endereço @feiraecologicamuriae, de sexta a segunda-feira. A entrega acontece sempre nas quartas-feiras, pela manhã.