Serviço da Prefeitura aquece economia do pequeno produtor rural

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está fornecendo tratores para aquecer a economia do homem do campo. A patrulha mecanizada é responsável por preparar a terra para receber o plantio de sementes. Neste momento, o atendimento está sendo realizado nos distritos de Pirapanema e Vermelho. Doze propriedades foram beneficiadas nos últimos meses.

Os tratores são oferecidos em sistema de rodízio para famílias cadastradas no Programa Agricultura Familiar, ou seja, para aqueles que tenham Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A concessão permite que o pequeno produtor faça o preparo da terra num curto espaço de tempo, facilitando o cultivo do milho, mandioca e grãos em geral. Os atendimentos vem sendo feitos por região.

Os equipamentos são oferecidos para agricultores que não possuem condições financeiras para adquirir um trator ou mesmo não conseguem pagar o aluguel por hora de serviço. O empréstimo é agendado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Trabalho prossegue para outras regiões

A partir desta semana, o maquinário seguirá para o distrito de Macuco onde deverá atender outros produtores rurais. Nesta região, o trator será utilizado para o plantio do maracujá.

Distritos atendidos em 2021

Ano passado, mais de 60 agricultores foram atendidos. O programa beneficiou famílias rurais de Boa família, Vermelho, São Fernando, Itamuri, Macuco, entre outros.