Serviços online de urbanismo estão disponíveis em Muriaé; atendimento presencial também segue ocorrendo


Desde setembro, moradores de Muriaé e profissionais da construção civil podem solicitar serviços da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de maneira 100% online, através da plataforma Aprova Digital. A nova facilidade, no entanto, não exclui o atendimento presencial, que segue acontecendo.

Com a implantação do sistema pela Prefeitura de Muriaé, os profissionais terão um período de adaptação para a mudança do físico para o digital. Assim, até o final do ano, os requerentes serão atendidos de forma presencial e orientados para utilizarem a plataforma.

A expectativa é que, a partir de 2023, todos os processos sejam tramitados de forma 100% digital. Haverá exceção apenas para casos justificados e grupos prioritários, como pessoas acima de 65 anos ou com algum tipo de deficiência.

O software implementado pelo município traz melhorias para o atendimento ao cidadão, além de ajudar a reduzir o prazo para aprovação de projetos e emissão de documentos.

Para o arquiteto e urbanista da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Muriaé, Fábio Almeida Vieira, o objetivo é digitalizar todos os serviços da pasta. Para ele, o sistema é um avanço para a transformação digital na cidade porque garante mais transparência e agilidade ao atendimento.

“No processo físico de uma solicitação de alvará de construção, por exemplo, a secretaria demorava até 60 dias para analisar e dar o parecer ao cidadão. Atualmente o tempo de aprovação do mesmo processo é de 14 dias”, complementa.

Segundo Marco Zanatta, arquiteto e idealizador da plataforma, com o sistema digital os servidores municipais passam a trabalhar em projetos mais estratégicos ao invés de ficarem alocados na checagem da entrada e saída de papel.

“O sistema coloca no automático atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema. Além disso, não é mais necessário que o cidadão se desloque até o balcão da prefeitura ou faça impressões de projetos para validação”, reforça.

Como utilizar o sistema – Com essa mudança do requerimento do cidadão e o trabalho de análise do servidor municipal do físico para o digital, quatro serviços serão tramitados online:

– Alvará de Construção
– Certidão de Habite-se
– Alvará de Regularização
– Unificação, desmembramento e atualização de cadastro de lotes

Interessados em conhecer e aprender a usar a plataforma digital podem assistir o treinamento no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=pLbehUHcxJ0/.

Para utilizar o sistema basta acessar https://muriae.aprova.com.br, fazer o cadastro gratuito na plataforma e começar a utilizar os serviços disponíveis.