Durante todo o mês de outubro, a equipe do programa IST/Aids, setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé, promoveu palestras de orientação educativa em escolas da rede municipal de ensino.
As atividades aconteceram através da parceria com o Centro Unifaminas e a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de levar informações sobre prevenção, detecção e tratamento da sífilis para alunos matriculados entre o sexto e o nono ano do Ensino Fundamental.
“A intenção foi orientar os alunos a respeito do tema e informá-los a respeito dos cuidados preventivos para evitar que contraiam a doença”, explica o coordenador do IST/Aids, Silvério Martins.
A iniciativa ocorreu dentro do programa ‘Saúde nas Escolas’, que seguirá ocorrendo até o fim do ano, abordando também outros temas.
Veja o boletim informativo anual da sífilis – números de janeiro a dezembro de 2020
A sífilis – Trata-se de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e causada pela bactéria Treponema pallidum e desenvolvida apenas em seres humanos. Ela pode se apresentar de diversas formas e em diferentes estágios.
A transmissão ocorre através de relação sexual sem preservativo com pessoa infectada ou da mãe para a criança durante a gestação.
A infecção tem cura e o tratamento pode ser feito gratuitamente pelo SUS. O teste rápido para detecção da doença também está disponível sem custos nas unidades básicas de saúde, sendo prático, de fácil execução e com resultado em no máximo 30 minutos.