Em audiência pública, Prefeitura apresenta ações efetivas e plano de contingência para período de chuvas

As ações de prevenção e enfrentamento às consequências provocadas pelas chuvas foram o tema da audiência pública realizada pela Prefeitura de Muriaé na noite de terça-feira, na Câmara Municipal.

A audiência teve o objetivo de apresentar dados a respeito das ações interssetoriais desenvolvidas pela administração municipal, através da parceria entre as diversas secretarias, bem como colher mais informações para melhorar ainda mais o plano de trabalho.

As atividades foram comandadas pela secretária municipal de Governo, Vanderléia Castro, com o auxílio do coordenador da Defesa Civil do município, Leandro Cunha. O objetivo do evento foi favorecer o amplo conhecimento e o debate a respeito dos detalhes presentes no texto do novo plano de contingência, que servirá para nortear as ações da Defesa Civil e dos demais órgãos municipais envolvidos no enfrentamento de enchentes, chuvas de granizo, deslizamentos ou outras situações naturais, climáticas ou produzidas pela ação humana.

Além do enfrentamento durante a crise, o novo plano abrange a atuação do município na prevenção desses episódios, por meio da parceria da Defesa Civil de Cachoeiro com as redes municipal e estadual de Educação, associações de moradores dos bairros e templos religiosos, na orientação de medidas preventivas para a população.

“Além de estarmos preparados quando a crise chegar, a Defesa Civil trabalha, permanentemente, na prevenção desses desastres, por meio da execução de vistorias em áreas de risco e orientação aos moradores”, explicou Vanderléia Castro ao final da audiência.

PARTICIPAÇÕES

– Leandro Cunha fez uma explanação sobre o trabalho realizado nas últimas catastrofes ambientais no município e as ações que nortearão o trabalho de prevenção de amenização de danos que venham a ocorrer.

– Maurício José, adjunto da secretaria municipal de Obras, explicou os trabalhos realizados para o enfrentamento em sua pasta. João Ciribeli, diretor de Operações do Demsur, explicou sobre as ações e programas do departamento no combate a enchentes e o que ocorre diariamente.

– Mayara Lanusse, referência técnica na secretaria de Desenvolvimento Social explicou a divisão em equipes e os trabalhos da pasta para o enfrentamento e crises.

– Fabrine Reis, da secretaria de Saúde, explicou os projetos e programas e como serão os trabalhos. Inclusive a aquisição de um barco para a pasta para que possa atender moradores ilhadas em caso de cheias do rio Muriaé.

Gilberto Bonato Filho, da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, explicou as ações que ocorrem durante o ano, a autorização para plantações de árvores, corte e podas de árvores quando necessário para evitar danos estrutuirais em ruas e avenidas.

– Amaury Guarçoni, da secretaria de Agricultura, explicou as novas medidas para construção de pontes e manilhamento, assim como benefícios em estradas e vias e os planos de ação em caso de emergência.

– O assessor do deputado federal Reginaldo Lopes, Kadu Orácio, disse que o parlamentar está empenhado em conseguir recursos e aprovação de projetos para prevenção de desastres naturais em Muriaé.

– Sandro Alves, da Associação de Moradores da Barra, fez ponderações sobre as enchentes que ocorrem no bairro a cada ano.

– Maria da Consolação (Sula) Lima, bairro Gaspar, pediu explicações sobre ações municipais e pediu atenção e cuidado em períodos de chuva.

– Jeferson Voz, bairro Joanópolis, pediu que a prefeitura dê atenção a ruas e avenidas do bairro que sofrem constantemente com deslizamentos e quedas de árvores.