Estudante muriaeense recebe medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronáutica


O estudante João Paulo Guimarães de Oliveira, de 16 anos, foi homenageado nesta terça-feira pelo destaque obtido na 23ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia, ocorrida em 2020.

A cerimônia aconteceu no Centro Administrativo, onde João Paulo recebeu a medalha de ouro e o certificado referente à conquista. A Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria e o professor orientador Douglas Cirino também foram diplomados.

O evento teve a presença do prefeito José Braz; da secretária municipal de Educação, Maria Amélia Xaia, e da adjunta da pasta, Andréa Medina; do superintendente Regional de Ensino, Danilo Peçanha; e da diretora da escola, Ana Cláudia de Souza. A professora de Física Elisângela Bernardo também prestigiou a cerimônia, a exemplo da vereadora Miriam Facchini e do secretário municipal de Governo, Paulo Sérgio Amaral.

A Olimpíada – Divida em quatro níveis, a OBA – como é chamada a Olimpíada Brasileira de Astronomia – avalia os participantes com base em perguntas astronomia e astronáutica, sendo a maior parte delas com base em raciocínio lógico. A competição tem o objetivo de levar mais informações sobre ciências espaciais para a sala de aula e, assim, despertar o interesse dos jovens para o tema.