Os participantes da Feira Agroecológica de Muriaé realizaram, nesta sexta-feira (3), um movimento de conscientização pelo ‘Dia Internacional de Luta Contra Agrotóxicos’, na Praça São Paulo. O grupo de agricultores ofereceu um café da manhã com produtos provenientes da Agricultura Familiar para o prefeito José Braz, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Carlos Kneip e o adjunto Fernando Levati, o coordenador de Meio Ambiente, Gilberto Bonato Filho, o engenheiro agrônomo da Emater – MG Robério Torres acompanhado da extensionista de Bem-estar Social, Aurea de Oliveira. O evento envolveu também os moradores da região e ambientalistas.
O data marca a morte de milhares de pessoas em 1984, logo após a explosão de uma fábrica de agrotóxicos na Índia. Já existem provas concretas dos males causados pelos agrotóxicos tanto para quem utiliza na plantação, quanto para quem o consome em alimentos.
“Milhares de agricultores do Brasil adotam hoje a agroecologia, mostrando que é possível produzir alimentos saudáveis com respeito ao meio ambiente, com garantia de uma melhor qualidade de vida e obtendo grande produtividade para comercializar em feiras livres”, disse Adriana Ribeiro, da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar Solidária (Coopaf),
A Feira Agroecológica é uma união entre a Coopaf e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Muriaé, onde a primeira entra com toda a organização das atividades e associados e a segunda colabora com o funcionamento das atividades em praças públicas.
Para quem gosta de verduras frescas e produtos manufaturados, a feira oferece hortifrutigranjeiros sem agrotóxicos, especiarias caseiras, como doces de compotas, artesanato, peças e objetos. Ela funciona de 6h ás 10h, quartas-feiras, na Praça do Trabalhador (Barra) e em sextas-feiras, na Praça São Paulo (Centro).