Na última quarta-feira, 24 de fevereiro, o Estado de Minas Gerais, através de deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 estadual, aprovou o retorno das atividades escolares presenciais.
Importante deixar bem claro para a população, especialmente para a comunidade escolar, que a aplicação das deliberações estaduais não é automática e que o retorno das aulas no Município de Muriaé ainda não está autorizado.
O protocolo aprovado pelo Estado aponta a necessidade de um retorno seguro, com regras de distanciamento e de higienização, e determina que a volta aconteça de maneira gradual e alternada. Além de ser facultativo, ou seja, depende da concordância dos pais para que jovens e crianças frequentem as aulas presenciais.
Por conta disso, as escolas da rede pública e da rede privada precisarão se preparar para atender todas as exigências do protocolo sanitário e garantir a aplicação de um modelo híbrido de educação, mantendo o ensino remoto.
O documento com as regras estaduais está previsto para ser divulgado na íntegra ainda nessa sexta feira, mas, até o momento, não foi publicado pela Secretaria Estadual.
Por todos esses motivos, a Secretaria Municipal de Educação já está em contato com o Comitê Extraordinário COVID-19 do Município e com a Secretaria Municipal de Saúde para trazer esse protocolo para a realidade de Muriaé o mais rápido possível, ainda na semana que vem, e vamos publicar um ato conjunto sobre o retorno das atividades e estabelecendo quais as medidas deverão ser observadas.
Enquanto isso, como pode acabar acontecendo um impacto na organização interna das escolas, uma mudança no número de turmas, decidimos revogar o Edital n.º 002 de 18 de fevereiro de 2021, de contração temporária.
Mas é importante deixar claro para aqueles que se inscreveram que nenhum deles sairá prejudicado. As inscrições que já foram realizadas vão ser aproveitadas quando nós publicarmos outro edital, depois do novo levantamento de vagas.