Muriaé se prepara para receber em breve a exposição “Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto”. A mostra ficará em cartaz no Centro Cultural Grande Hotel Muriahe entre 6 de maio e 10 de julho, com visitação gratuita.
A chegada desta exposição ao município está sendo viabilizada pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Fundarte. O acervo de artes é o mesmo que estava no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB – de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro até o fim de março deste ano.
Os detalhes da mostra foram apresentados na manhã desta terça-feira, 19 de abril, em coletiva de imprensa que teve a presença do prefeito José Braz; do vice e secretário municipal de Saúde, Marcos Guarino, e da adjunta da pasta, Luiza Agostini, e ainda da diretora geral da Fundarte, Gilca Napier.
Nise da Silveira foi uma psiquiatra que ficou mundialmente conhecida por seu trabalho científico. Ela utilizava o afeto como método de trabalho, e a exposição que leva seu nome conta com mais de 100 obras artísticas produzidas por pacientes psiquiátricos.
“Em Muriaé, o trabalho desenvolvido por Nise da Silveira já é usado como referência pelo nosso Centro de Atenção Psicossocial. E agora nossos profissionais e pacientes, além de toda a população, poderão conferir de perto esta exposição tão importante”, pontuou o vice-prefeito Marcos Guarino.
Já a diretora da Fundarte lembrou que a mostra de Nise da Silveira é um marco na cultura do município.
“Será, sem dúvidas, a maior exposição já vista em Muriaé. Uma coleção que estava em cartaz em dois dos principais centros culturais do Brasil e agora vem de forma completa e imediatamente para a nossa cidade. As instalações do Grande Hotel, inclusive, foram elogiadas pela equipe responsável por montar os painéis”, destacou Gilca.
Palestra – Além da mostra propriamente dita, a exposição sobre o trabalho de Nise da Silveira também inclui palestra a respeito de saúde mental e a questão do afeto no tratamento dos pacientes. Este evento, que terá à frente o médico psiquiatra Vitor Prodeus, será no dia 13 de maio, às 19h, no auditório do Colégio Santa Marcelina de Muriaé.