O córrego que passa junto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Safira está recebendo a construção de um muro de gabião em sua margem.
A obra realizada pela Prefeitura de Muriaé vai promover a canalização do fluxo de água, com a finalidade de acabar com a erosão que vem ocorrendo no local – um problema que poderia trazer riscos tanto para a ETE quanto para os imóveis nas proximidades.
A previsão é que o serviço seja concluído dentro de três meses. A estrutura de gabião, composta por blocos de pedras em gaiolas de aço galvanizado, oferece estabilidade capaz de impedir a ruptura de maciços de terra e rocha, com a vantagem de provocar baixo impacto ambiental.
A intervenção é complementar às obras de drenagem pluvial que foram executadas recentemente ao longo da Avenida Silvério Campos e das ruas José de Abreu e José de Freitas Lima – todas incluídas no convênio do chamado “Complexo Santa Rita”. Para explicar aos moradores a respeito do serviço, a equipe de trabalho técnico-socioambiental da Prefeitura realizou diligência pelo local para avisar sobre o início das atividades e esclarecer dúvidas.